relacaoinstitucional@paodospobres.com.br
Siga nossas redes sociais

BLOG

img featured
Destaque 

Direito à educação é tema de capacitação no Pão dos Pobres

compartilhe

A construção da cultura das práticas restaurativas esteve na pauta da formação

Entre os meses de janeiro e fevereiro, a Fundação O Pão dos Pobres desenvolveu uma programação especial com a equipe de educadores do Centro de Educação Profissional. Com o objetivo de promover a conscientização sobre a importância dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes, destacou especificamente o tema do direito à educação para a construção da cultura das práticas restaurativas, com a realização de atividades múltiplas. Essa capacitação integra as ações previstas na campanha “La Salle Construindo o Futuro”, um movimento que envolve as unidades da Região Latino-Americana Lassalista – RELAL.

A formação foi desenvolvida seguindo a metodologia dos Círculos de Construção de Paz, um conjugado sistêmico de princípios, métodos, técnicas e atividades próprias, que visa à conscientização sobre os fatores relacionais, institucionais e sociais motivadores de conflitos e violência, e por meio do qual, os que geram dano, concreto ou abstrato, são solucionados de modo estruturado numa espaço de educação.

Além do espaço físico do Pão dos Pobres, as atividades foram desenvolvidas também na Fundação de Atendimento Socioeducativo (Fase/RS) e na Quinta São José, em Nova Santa Rita. A presença dos educadores na Fase atende a necessidade do entendimento e conhecimento dos fatores que levaram ao cumprimento de medidas socioeducativas por esses jovens. A instituição tem por missão executar o programa estadual de medidas socioeducativas de internação e semiliberdade, oportunizando a reinserção social dos adolescentes em conflito com a lei.

Ao incentivar atividades dessa natureza, o Pão dos Pobres procura proporcionar não apenas a ampliação dos horizontes do conhecimento para os trabalhadores, mas especialmente, possibilitar que a equipe de trabalho fale a respeito de quem são como pessoas e o que valorizam, desenvolvendo o interesse e entusiasmo para fazer a mudança na sociedade e reforçar a importância da educação como princípio para a construção da cultura de paz, com ênfase na Justiça Restaurativa.

Nesse sentido, está em sintonia com a campanha “La Salle Construindo o Futuro”, reforçando o direito à educação como um horizonte de sentido para a sociedade, contribuindo para a construção de capacidades para viver, conviver e produzir conhecimentos replicáveis em toda a comunidade educativa.