relacaoinstitucional@paodospobres.com.br
Siga nossas redes sociais

BLOG

img featured
Destaque 

Pão dos Pobres recebe inscrições para o programa Jovem Aprendiz 2023/1

compartilhe

Até 28 de outubro, a Fundação O Pão dos Pobres recebe inscrições para as turmas do primeiro semestre/2023 dos cursos de Aprendizagem Profissional para jovens de 14 anos completos até 23 anos. Os cursos são gratuitos e durante a formação os aprendizes são contratados de acordo com a Lei da Aprendizagem nº 10.097/2000. A previsão de início das atividades é 23 de janeiro de 2023.

No total, são 205 vagas, distribuídas entre os cursos Assistente de Cabeleireiro, Desportos, Gastronomia, Manutenção de Computadores, Mecânica Automotiva e Vendas e Atendimento ao Cliente.

O cadastro dos candidatos às vagas será feito somente via internet, por meio do link  https://forms.gle/9WcqrbbQu1GGtkUi7

 Os cursos profissionalizantes são voltados a adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social ou de ameaça ou de violação de direitos.

 Pré-requisitos: estar regularmente matriculado em uma escola e frequentando as aulas, caso não tenha concluído o Ensino Médio.

Documentos necessários: RG, CPF, Carteira de Trabalho digital, PIS e Título de Eleitor (se maior de 18 anos) e liberação do serviço militar (para jovens do sexo masculino maiores de 18 anos).

Para pessoas com deficiência não há limite de idade.

ESPECIAL – No dia 25 de outubro, será realizada a Feira de Aprendizagem do Pão dos Pobres, na qual as turmas vigentes receberão visitantes para mostrar a estrutura dos cursos, contar um pouco do que aprendem e sobre o mercado de trabalho na área. Será disponibilizado laboratório com computadores para realização de inscrições para os cursos. Uma oportunidade especial para aqueles jovens que têm dificuldade de acesso para realização do cadastro no link de inscrição.

Confira o perfil dos candidatos e a descrição de cada curso.

Assistente de Cabeleireiro (manhã e tarde)
Idade: de 15 anos completos a 23 anos
Escolaridade: a partir do 8º ano do Ensino Fundamental
Descrição do curso: capacita o jovem para atuar como auxiliar de cabeleireiro. Ensina técnicas de lavatório, escovação, prancha, babyliss, aplicação de hidratação e coloração, e o básico de penteados e tranças. Carga horária: 800 horas aula.

Desporto (manhã e tarde)
Idade: de 15 anos completos a 23 anos
Escolaridade: a partir do 7° ano do Ensino Fundamental
Descrição do curso: visa qualificar adolescentes e jovens no contexto de práticas desportivas, oportunizando a inserção no mundo do trabalho. Oferece formação profissional, promovendo seu desenvolvimento como agentes ativos da cidadania, a fim de potencializar conhecimentos e habilidades básicas e especificas ao exercício da função. Carga Horária: 800 horas aula.

Gastronomia (manhã e tarde)
Idade: de 17 anos completos a 23 anos
Escolaridade: a partir do 8° ano do Ensino Fundamental
Descrição do curso: capacita o jovem para atuar como auxiliar de cozinha. Ensina culinária, empreendedorismo e iniciação em gastronomia nacional e internacional. Carga horária: 800 horas aula.

Mecânica Automotiva (manhã)
Idade: de 16 anos completos a 23 anos
Escolaridade: a partir do 8° ano do Ensino Fundamental
Descrição do curso: o jovem aprende a realizar diagnósticos, manutenção preventiva (revisão) e corretiva (reparo)em veículos automotores.

Vendas e Atendimento ao Cliente (manhã e tarde)
Idade: entre 15 e 23 anos
Escolaridade: a partir do 8º ano do Ensino Fundamental
Descrição do curso: o jovem será profissionalizado para auxiliar no levantamento de informações para controle das vendas, prestar suporte em toda negociação, realizar o cadastro de clientes e emitir orçamentos e pedidos de vendas, noções de técnicas e estratégias de vendas e atendimento, marketing e propaganda, bem como comércio on-line (e-commerce) e controle de estoque.

Refrigeração e Climatização (manhã e tarde)
Idade: de 17 a 23 anos
Escolaridade: a partir do 2º ano do Ensino Médio
Descrição do curso: o jovem vai aprender a realizar diagnósticos, manutenção preventiva (revisão) e corretiva (reparo) em sistemas de ar condicionado residencial e comercial.

Manutenção de Computadores (manhã e tarde)
Idade: entre 16 a 23 anos
Escolaridade: a partir do 8º ano do Ensino Fundamental
Descrição do curso: Proporcionar aos jovens o entendimento sobre a evolução dos computadores e outras tecnologias; Executar as rotinas básicas de operação de um computador; Possibilitar que os jovens identifiquem e conheçam todos os componentes dos computadores.