Jantar dos 130 anos do Pão dos Pobres destaca o impacto social e o compromisso com o futuro da instituição

Foto: Enrique Salgado

A Fundação O Pão dos Pobres de Santo Antônio celebrou, na noite de quinta-feira, 7 de agosto de 2025, seus 130 anos de atuação ininterrupta com um jantar comemorativo no Círculo Militar de Porto Alegre. O evento foi marcado por emoção, reencontros e homenagens, reunindo autoridades dos poderes judiciário, legislativo e executivo, nas esferas municipal, estadual e federal, além de empresários, representantes de universidades públicas e privadas, associações, voluntários e parceiros da comunidade.

Mais de 430 pessoas prestigiaram o primeiro jantar realizado pelo Pão dos Pobres, que contou com o apoio e organização do Instituto Victória Nahon, representado por Paulo Antonio Nahon. Entre os destaques da noite, as apresentações musicais da Orquestra Jovem do RS, durante o coquetel que recepcionou os convidados, e da Banda dos 130 Anos, formada exclusivamente para a celebração. Como forma de homenagem à instituição, presentearam o Pão com uma composição especialmente criada para comemorar o aniversário.

Em seu discurso, João Rocha gerente da Fundação o Pão dos Pobres ressaltou a força coletiva que sustenta a missão da instituição desde 1895. “Estamos aqui para celebrar 130 anos de uma missão que atravessou gerações, guerras, enchentes, crises e pandemias — mas nunca, jamais, fechou as portas. O Pão dos Pobres dá uma segunda chance a quem não teve a primeira. E isso, meus amigos, muda tudo.” Em seguida, os participantes puderam revisitar alguns acontecimentos em uma breve linha do tempo, que também se fez lembrar com objetos antigos, fotos e desenhos das crianças atendidas que decoravam a entrada do salão.

O cardápio da noite teve inspiração mediterrânea e a sobremesa, um petit gâteau artesanal, foi preparada pelos próprios jovens do curso de Gastronomia da Fundação, orientados pelas educadoras Jussara Andrade e Saionara Soares. As turmas de Gastronomia e de Projetista de Móveis também prepararam mimos para os convidados levarem consigo um pouco do talento dos aprendizes.

Ainda durante o evento, foi abordado, entre outros pontos, a importância das parcerias que colaboram com recursos como o Funcriança. Também foram destacados a criação do projeto Hub de Inovação e Responsabilidade Social – uma iniciativa que conecta empresas, pessoas, ideias para responder de forma criativa às urgências sociais do presente e do futuro, e o recente lançamento da Central de Práticas Restaurativas, em parceria com a Ajuris.

Compartilhe:

Confira OUTRAS NOTÍCIAS