Concerto Especial pelos 130 anos do Pão se transforma em um espetáculo de alegria e celebração

No dia 30 de outubro, o Pão dos Pobres viveu uma noite histórica com a realização de um concerto comemorativo organizado em parceria com a Orquestra Jovem do Rio Grande do Sul (OJRS). O evento reuniu a OJRS, formada por adolescentes e jovens, que subiram ao palco ao lado de convidados especiais em uma apresentação inesquecível. O multiartista Hique Gomez, um dos embaixadores do Pão, o instrumentista gaúcho Renato Borghetti e o Tenor Eduardo Bighelini, abrilhantaram ainda mais o espetáculo que fez da noite uma celebração coletiva à arte, à solidariedade e à trajetória da instituição. Os maestros Telmo Jaconi e Davi Coelho alternaram as batutas. A noite foi conduzida pela mestre de cerimônias Patrícia Parenza, também embaixadora da instituição.

João Rocha abriu a solenidade dando boas-vindas ao público que lotava o auditório Simões Lopes Neto e convidou: “Venham conosco nesta noite mágica, pois verão jovens que estão conosco desde pequeninos e buscam, pela música, transformar suas vidas”. E prosseguiu – “A música, assim como em todos os outros 14 cursos de Aprendizagem Profissional que oferecemos é transformadora. Então, se aqui nesses 130 anos, é porque houve muitas pessoas que pavimentaram esse caminho lá em 1835. Celebramos, graças a pessoas que acreditaram que era possível transformar a vida de crianças e adolescentes. Temos certeza de que não fazemos isso sozinho: fazemos em sociedade, dando as mãos”.

A apresentação contou com um repertório cuidadosamente ensaiado: Funiculì Funiculà, Santa Lucia, Nessun Dorma, Intermezzo, além de outras peças que arrancaram aplausos calorosos do público. Um dos momentos mais aguardados foi apresentação da Banda Amigos do Pão dos Pobres com a música composta especialmente em homenagem aos 130 anos, que estreou no jantar comemorativo da instituição. Outro ponto alto da noite foi a participação de Hique Gomez, que emocionou a plateia com uma releitura da conhecida canção Somente Necessário com versos que falavam sobre acolhimento, educação e esperança.

Ainda durante a cerimônia, o Pão dos Pobres recebeu uma homenagem especial da OJRS. Carla Zitto, presidente da OJRS e o maestro Telmo Jaconi entregaram ao diretor administrativo e financeiro Flávio Azevedo uma placa comemorativa que simboliza o reconhecimento pelo impacto transformador da instituição ao longo de mais de um século de atuação.

O Concerto dos 130 anos integra a programação do aniversário do Pão dos Pobres, capitaneada pelas gerências e desenvolvida por representantes das áreas de Justiça Restaurativa, Pastoral, Comunicação, Captação e Frotas, integrantes de grupos de trabalho especialmente criados para as festividades. Outros eventos serão entregues ao longo de 2025.

O público foi composto por doadores, empresários, colaboradores e parceiros da instituição. Todos prestigiaram cada momento com orgulho, vibrando a cada música executada. Entre as autoridades e apoiadores da causa social, estiveram presentes, ainda Mateus Xavier da SMAS, Drª Cinara Vianna Dutra Braga e Drª Janine Borges Soares, Promotoras do Ministério Público; Drª; Carlos Kremer, representando a OAB; Ir. Manuir Mentges, Reitor da PUCRS; Drª Tânia da Rosa, Juíza do Juizado Regional da Infância e Juventude; e Dr. Charles Bittencourt, Juiz da Justiça Instantânea da Infância e Juventude da Comarca de Porto Alegre, entre outros.

Compartilhe:

Confira OUTRAS NOTÍCIAS