relacaoinstitucional@paodospobres.com.br
Siga nossas redes sociais

BLOG

img featured
Destaque 

AMEL 2022 avalia a caminhada da Província La Salle

compartilhe

A Assembleia da Missão Educativa Lassalista 2022 (AMEL) está sendo realizada nos dias 31 de agosto e 02 de setembro, no Centro Católico Cristo Rei, em São Leopoldo/RS. A Fundação Pão dos Pobres está participando e contribuindo, pelo Gerente João Rocha, nessa construção coletiva em prol da Educação e a garantia dos direitos das crianças e adolescentes. Além do Pão, outras entidades da Rede La Salle Brasil – Chile estão presentes como Universidades, Escolas, Fundações e Comunidades Religiosas.

Segundo a declaração do colegiado da Rede Lasalle: “Acreditamos no poder transformador da educação. A educação é a intervenção mais importante para a formação do ser humano, na medida em que permite a comunicação de valores, a apreensão do conhecimento, a construção de redes humanas, a formulação de sonhos e a transmissão de um novo paradigma sobre o ser humano, a sociedade, a vida e a relação com a natureza. A educação constrói a equidade na medida em que gera oportunidades de desenvolvimento pessoal, comunitário e social, ao mesmo tempo que dignifica as pessoas e transforma as sociedades”.

Por isso, os delegados eleitos de todas as Comunidades Educativas são também convidados a viverem um tempo de escuta atenta aos momentos históricos que estamos vivendo, nossa riqueza como Instituto no mundo e particularmente nossas muitas luzes e também nossos muitos desafios na Província da qual todos fazemos parte na missão educativa.

A importância do compromisso e da participação foram os aspectos chaves com os quais o Conselho da Missão trabalhou para realizar a coordenação e a animação da fase anterior. Em outro trecho dos documentos da Rede Lasalle é mencionado que “as realidades atuais exigem assumir riscos e ser criativos. A escola deve estar sempre atualizada, ser capaz de se refazer e responder às necessidades das crianças e dos jovens. Pela mesma razão, devem nascer novos projetos educativos e outros certamente devem morrer. Nossos povos nos urgem a olhar para as zonas rurais, para os grupos indígenas, para os migrantes, para as faixas de pobreza das megacidades, para as fronteiras da desumanização, para respondermos de forma criativa às suas necessidades específicas e prementes”. Com este mesmo desejo, a última etapa está sendo realizada nos dias 31 de agosto, 1º e 02 de setembro, que reunirá 67 pessoas (Irmãos e Leigos), que são chamadas a dar seguimento às reflexões feitas nas quatro reuniões preparatórias realizadas de março a junho do corrente ano.

 

Os objetivos da AMEL/2022 são:

a) Avaliar a caminhada da Província La Salle Brasil-Chile desde a última AMEL;

b) Olhar para a realidade da Província La Salle Brasil-Chile hoje, assim como para os desafios e oportunidades;

c) Conectar as orientações do 46º Capítulo Geral e da AIMEL à realidade da Província La Salle Brasil-Chile;

d) Estabelecer proposições e perspectivas para a Missão Educativa Lassalista para o próximo quadriênio, considerando os cenários atuais da sociedade, da educação e da Igreja.