relacaoinstitucional@paodospobres.com.br
Siga nossas redes sociais

BLOG

img featured
Destaque 

Consciência Negra em pauta no Pão do Pobres

compartilhe

No mês de novembro, dedicado a lembrar o Dia da Consciência Negra (20 de novembro), todos os serviços do Pão dos Pobres estão envolvidos em atividades que promovem a reflexão sobre esse tema tão importante.

A valorização e o respeito às diferentes etnias que formam a sociedade e a cultura brasileiras, com o devido reconhecimento das suas contribuições, foram trazidas para nossas crianças, adolescentes e jovens na forma de rodas de conversa e práticas interativas.

Nas aulas dos cursos de aprendizagem profissional, o curso de Gastronomia desenvolveu pratos típicos da culinária africana, que atualmente são tradicionais comidas típicas na Bahia. Os cursos de Assistente de Cabeleireiro, Corte, Costura e Modelagem Sustentável e o Assistente Administrativo se integraram na confecção de lenços e acessórios tradicionais, penteados e maquiagens, além de debates sobre o assunto.

O Acolhimento Institucional realizou debates e trocas de ideias sobre as diferentes vivências negras, abordando tópicos como desigualdade social, as oportunidades tanto de estudo quanto de trabalho e as diferentes faces do racismo. Os atendidos puderam contextualizar suas experiências, trazendo eventos observados nas mídias e vivências pessoais, o que enriqueceu muito a proposta.

Os serviços de convivência (CATI) realizaram rodas de conversa sobre a origem da data e a questão da desigualdade racial. As crianças seguem com atividades envolvendo a temática da Consciência Negra ainda esta semana, com pinturas tradicionais africanas em vasos de flores e confecção de bonecos. 

O Pão dos Pobres trabalha continuamente para promover a conquista da cidadania pelos seus atendidos, contribuindo para uma sociedade mais justa e igualitária. Confira, abaixo, algumas imagens das atividades!