relacaoinstitucional@paodospobres.com.br
Nos acompanhe nas redes sociais

BLOG

img featured
Destaque 

Pão dos Pobres inaugura novas salas de informática

compartilhe

Nesta semana, foram inauguradas duas novas salas de informática no Pão dos Pobres. O Espaço Integrado de Inclusão Digital é uma iniciativa realizada através da parceria com o Programa Sustentare, do governo do Estado.

As instalações contam com 17 computadores que foram doados e recondicionados para terem sua vida prolongada em instituições do terceiro setor.

No Pão, as novas salas de informática vão proporcionar às turmas de aprendizagem profissional ambientes conectados à internet para utilização em pesquisas e atividades referentes aos assuntos trabalhados nos cursos. Além disso, esse espaço vai estimular os jovens a conhecerem novas tecnologias, indispensáveis para sua inserção na vida profissional.

A inauguração contou com a presença do coordenador do programa Sustentare e presidente do Comitê Deliberativo, Dionatan Davila Aristimunha.

Programa Sustentare prevê três trilhas de destinação para os ativos eletroeletrônicos fora de uso dos órgãos públicos: de doação, quando os equipamentos forem avaliados como ociosos; de recondicionamento, quando recuperáveis; e de descaracterização/reciclagem, quando inservíveis. Instituições interessadas em solicitar doação de computadores recondicionados pelo programa devem acessar www.sustentare.rs.gov.br/adesão. No site também são disponibilizadas instruções de adesão ao programa e de descarte de resíduos eletroeletrônicos.

Órgãos e entidades responsáveis – A Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG), por meio do Departamento de Gestão de Tecnologia da Informação e Comunicação (DGTIC), é a unidade gestora e preside o comitê deliberativo do Sustentare. A Procergs é a unidade executora do programa. A Susepe coordena a planta de descaracterização, que é feita pelas apenadas do Madre Pelletier e a reciclagem pela empresa parceira JG Recicla. O processo se completa com a implantação da planta de recondicionamento no Pão dos Pobres, oportunizando a prática a vários aprendizes.

Entidades que já aderiram – O Sustentare permite a adesão de municípios e outras instituições. Ao todo, 16 entidades já participam, como o Ministério Público do RS, Defensoria Pública do RS, Receita Federal, Polícia Rodoviária Federal, Universidade Federal de Santa Maria, Universidade Federal de Rio Grande e Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), entre outros.