relacaoinstitucional@paodospobres.com.br
Siga nossas redes sociais

BLOG

img featured
Destaque 

Pão dos Pobres inaugura novas salas de informática

compartilhe

Nesta semana, foram inauguradas duas novas salas de informática no Pão dos Pobres. O Espaço Integrado de Inclusão Digital é uma iniciativa realizada através da parceria com o Programa Sustentare, do governo do Estado.

As instalações contam com 17 computadores que foram doados e recondicionados para terem sua vida prolongada em instituições do terceiro setor.

No Pão, as novas salas de informática vão proporcionar às turmas de aprendizagem profissional ambientes conectados à internet para utilização em pesquisas e atividades referentes aos assuntos trabalhados nos cursos. Além disso, esse espaço vai estimular os jovens a conhecerem novas tecnologias, indispensáveis para sua inserção na vida profissional.

A inauguração contou com a presença do coordenador do programa Sustentare e presidente do Comitê Deliberativo, Dionatan Davila Aristimunha.

Programa Sustentare prevê três trilhas de destinação para os ativos eletroeletrônicos fora de uso dos órgãos públicos: de doação, quando os equipamentos forem avaliados como ociosos; de recondicionamento, quando recuperáveis; e de descaracterização/reciclagem, quando inservíveis. Instituições interessadas em solicitar doação de computadores recondicionados pelo programa devem acessar www.sustentare.rs.gov.br/adesão. No site também são disponibilizadas instruções de adesão ao programa e de descarte de resíduos eletroeletrônicos.

Órgãos e entidades responsáveis – A Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG), por meio do Departamento de Gestão de Tecnologia da Informação e Comunicação (DGTIC), é a unidade gestora e preside o comitê deliberativo do Sustentare. A Procergs é a unidade executora do programa. A Susepe coordena a planta de descaracterização, que é feita pelas apenadas do Madre Pelletier e a reciclagem pela empresa parceira JG Recicla. O processo se completa com a implantação da planta de recondicionamento no Pão dos Pobres, oportunizando a prática a vários aprendizes.

Entidades que já aderiram – O Sustentare permite a adesão de municípios e outras instituições. Ao todo, 16 entidades já participam, como o Ministério Público do RS, Defensoria Pública do RS, Receita Federal, Polícia Rodoviária Federal, Universidade Federal de Santa Maria, Universidade Federal de Rio Grande e Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), entre outros.