relacaoinstitucional@paodospobres.com.br
Siga nossas redes sociais

BLOG

img featured
Destaque 

Rotina de salão de beleza em aula virtual

compartilhe

Nesta semana, os jovens aprendizes do curso de Auxiliar de Cabeleireiro do Pão dos Pobres tiveram uma aula teórica e prática fundamental. O objetivo foi despertar nos jovens a vontade de vivenciar a rotina do espaço de beleza. O conteúdo da semana foi lavagem dos cabelos e escova.

A educadora Flávia Schaeffer demonstrou aos jovens como é feita a lavagem dos fios, a temperatura da água correta, a quantidade de produtos e técnicas. Depois da lavagem, a educadora mostrou a divisão correta dos cabelos para iniciar a escova e dicas de finalização.

Outros conteúdos da aula ainda ressaltaram a importância para desenvolver nos jovens a forma correta de segurar a escova, a distância do secador até o cabelo para não ocorrer danos no fio, e como modelar com a escova para obter um bom resultado final.

Dica boa a gente compartilha!
A educadora ainda nos passou algumas dicas de ouro sobre como cuidar dos cabelos no banho em casa!

Confira:

1 – Procure lavar os fios com a água na temperatura mais baixa que conseguir. Não precisa ser gelada, mas não pode ser quente. Isso ajuda a não deixar os fios ressecado e dá mais brilho para os cabelos. A temperatura correta da água auxilia na redução da oleosidade, pois a água mais fria reduz o nível de gordura. Se o cabelo for seco, irá desidratar menos.

2 – O shampoo tem a função de limpar o couro cabeludo e é o primeiro passo na lavagem. A quantidade correta não é proporcional ao tamanho do cabelo. Seja qual for o comprimento, deve-se despejar um pouco do produto na palma da mão e diluir com água para que seja melhor distribuído. Faça mais espuma sem sobrecarregar os fios. Atenção: shampoo sem sal não faz espuma, então cuidado ao utilizar em excesso.

3 – Se o cabelo não estiver muito sujo, ou se é lavado com frequência, não é preciso aplicar o shampoo duas vezes. Além de não ter nenhum benefício, aumenta o consumo do produto, de água e energia.

4 – Usar as unhas ao aplicar os produtos no cabelos é um perigo, pois contribui para a disseminação de fungos e bactérias no couro cabeludo. O ideal é usar a ponta dos dedos.

5 – Evite esfregar o cabelo durante a lavagem. Apenas faça uma massagem suave enquanto a espuma envolve os fios.

6 – Enxágue bem até retirar totalmente o produto dos fios. O acúmulo de resíduos pode deixar o cabelo pesado.

7– O condicionador protege os fios, selando a cutícula e finalizando o processo de lavagem. Nesse caso, a quantidade correta é proporcional ao comprimento do cabelo e deve ser aplicado somente nos fios, nunca na raiz.

8– Antes de aplicar o condicionador, é importante retirar o excesso de água do cabelo. Assim, o produto ficará menos diluído e a ação será mais efetiva.

9- Não esfregue a toalha no couro cabeludo, apenas aperte suavemente a toalha retirando o excesso da água.

Confira imagens da aula virtual de Assistente de Cabeleireiro: