relacaoinstitucional@paodospobres.com.br
Siga nossas redes sociais

BLOG

img featured
Minha história no Pão 

Comemoração dos 128 anos do Pão dos Pobres emociona e encanta

compartilhe

O 128º aniversário do Pão dos Pobres foi comemorado no dia 15 de agosto, mas a semana inteira foi de festa na instituição. A terça-feira foi marcada pela entrega da primeira etapa da fachada restaurada, já pela manhã. Pessoas que transitavam pela avenida Praia de Belas interromperam seu trajeto para acompanhar a tão aguardada retirada dos tapumes. Eles cobriam a frente da instituição desde 2017, quando teve início a requalificação frontal do edifício.

Alguns veículos de comunicação logo começaram a chegar, antes das 11h, para captar as primeiras imagens, em primeira mão. Em seguida, cantou-se o Parabéns a Você na quadra, com todas as crianças, jovens e colaboradores presentes, com um bolo carinhosamente preparado pela equipe da Cozinha. O time, inclusive, se superou servindo uma  torta gigante no turno da tarde, desta vez em formato de coração, medindo 1,30m x 1,10. A banda da Brigada Militar completou a festa com uma apresentação que divertiu a todos e fez com que todos os presentes cantassem músicas populares de diversas modalidades.

À noite, foi a vez do grande evento oficial para inaugurar a fachada. Ao som da Orquestra Jovem, enfim, a iluminação cênica, especialmente preparada para o dia, foi acesa. Diversas autoridades públicas, parceiros, apoiadores, empresas, ex-moradores e ex-funcionários do Pão dos Pobres, além dos colaboradores – e principalmente as crianças e adolescentes (os atuais “donos da casa”), tiveram um momento especial com o acendimento das luzes. Muitos aplausos, abraços e emoção foram registrados pela presença de diversas emissoras de televisão e de jornais, que aguardavam o momento para entrarem, ao vivo, nos canais de comunicação com a bela imagem iluminada.  Além do restauro, viam-se, nas paredes, as obras de arte dos pequenos dos serviços de Convivência e Educação Integral, que imergiram, durante semanas, na história da instituição e reproduziram, em desenhos, os seus olhares sobre o Pão dos Pobres, na exposição “128 Olhares”.

Na quarta-feira, 16/08, as comemorações seguiram com a apresentação dos jovens aprendizes, que produziram e interpretaram uma peça teatral sobre o início do serviço de Aprendizagem Profissional. Quatro turmas representaram no auditório, a partir de pesquisas realizadas com os educadores, como tudo começou, em uma linguagem divertida e ao mesmo tempo emocionante. A apresentação foi aberta ao público externo.

Já na sexta, os colaboradores receberam, em seus setores, um café da manhã e uma mensagem especial, carinhosamente preparados para quem torna possível o serviço realizado pelo Pão à sociedade. Durante toda a semana, foram divulgados vídeos de representantes de cada time, falando o que a instituição representa para eles.

 

Que venham os 129 anos!