relacaoinstitucional@paodospobres.com.br
Siga nossas redes sociais

BLOG

img featured
Notícias 

Assunto muito sério em pauta no Pão dos Pobres

compartilhe

Observar o comportamento e as reações de crianças e adolescentes ajuda a prevenir uma situação muito séria da atualidade – o suicídio na juventude. Esse foi um dos tópicos abordados em evento realizado no dia 6 de julho, no Pão.
A instituição trouxe dois especialistas para falar sobre o tema “Da depressão ao suicídio – como perceber, como prevenir, como proteger”. Ricardo Nogueira, coordenador do Centro de Promoção da Vida e Prevenção do Suicídio do Hospital Mãe de Deus, e Cristina Fiad Aragonez, membro da equipe de coordenação do Domus – Centro de Terapia de Casal e Família, trouxeram dados importantes para contribuir com a reflexão sobre como diagnosticar o problema entre jovens pacientes.
De acordo com Dr. Nogueira, o Brasil é o quinto país em incidência de depressão e o primeiro em ansiedade, questões que estão entre os motivos de suicídio. “O suicídio é a síndrome dos ‘Ds’: depressão, desânimo, desespero, desamor, e – muito forte – da desesperança. O suicídio não se dá isoladamente, ele contamina”, alerta. O especialista ressalta que, nos últimos anos, houve um aumento de 30% entre adolescentes e 44% entre crianças, e 80% dos suicídios ocorre dentro de casa.
Para a Dra. Cristina, no contexto familiar, é fundamental os familiares estarem atentos ao “pedido de ajuda”. “É importante estar presente, atento aos sinais, e melhorar a qualidade dos relacionamentos familiares”, recomenda.
Esse encontro faz parte do Ciclo de Palestras que tem por objetivo promover a consciência das pessoas a respeito de algumas questões sociais, motivando posicionamentos profícuos em direção a alternativas positivas.