relacaoinstitucional@paodospobres.com.br
Nos acompanhe nas redes sociais

BLOG

img featured
Orquestra Jovem do RS 

Orquestra Jovem completa 14 anos

compartilhe

Quem circula pelo Pão está acostumado a escutar lindos acordes vindos das salas cedidas para os ensaios. A Orquestra Jovem está completando 14 anos e quem ganha o presente somos nós. Na noite desta terça-feira, 22 de agosto, a Orquestra Jovem apresentou-se no auditório Dante Barone, na Assembleia Legislativa. A noite foi celebrada com um programa variado de músicas, contando com a participação especial da ONG Sol Maior, da solista Samara Moraes e, na regência, os maestros Telmo Jaconi e Davi Coelho.

Criado em 2009 na Secretaria da Justiça e do Desenvolvimento Social do governo do Estado, o projeto Orquestra Jovem mistura aprendizado de música com assistência social. Permite que jovens entre 10 e 24 anos, vindos de lares mantidos com até três salários mínimos, entrem para uma orquestra e recebam o ensino completo da música, da leitura de partituras ao domínio de um instrumento. Muitos desses alunos são da periferia.
A lapidação do potencial artístico dos jovens é tarefa do maestro Telmo Jaconi, violinista por 44 anos da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa).
A Orquestra Jovem não cobra mensalidade, mas exige dedicação quase exclusiva de seus alunos. As aulas ocorrem de segunda a sexta, das 14h às 17h30min, em salas cedidas pela Fundação Pão dos Pobres.