Créditos das imagens: Zé Carlos de Andrade
Crianças precisam de presença.
E você pode ser essa presença.
Uma oportunidade de transformar vidas por meio da presença, da escuta e do afeto
Estão abertas as inscrições para o Programa de Apadrinhamento Afetivo da Fundação O Pão dos Pobres. Elas devem ser realizadas de forma online por meio do formulário disponível em https://forms.gle/SastYRJ3ZTkvTFUx6. A iniciativa tem como principal objetivo proporcionar a crianças e adolescentes acolhidos institucionalmente a oportunidade de vivenciar experiências afetivas fora do ambiente institucional, por meio da convivência com padrinhos e madrinhas voluntários.
Atualmente, dezenas de meninos e meninas, com idades entre 10 e 18 anos incompletos, aguardam por um “dindo” ou “dinda” afetivos. O programa não tem caráter financeiro — o foco é exclusivamente a construção de vínculos emocionais e sociais, baseados em tempo de qualidade, atenção e carinho. A proposta reforça o papel da comunidade na formação e no desenvolvimento dessas crianças e adolescentes, promovendo conexões que podem impactar positivamente suas trajetórias de vida.
Para participar, é necessário ter 21 anos ou mais, residir em Porto Alegre ou na Região Metropolitana e ter disponibilidade mínima de dois finais de semana por mês para conviver com o afilhado. O processo de seleção envolve o preenchimento de um formulário de inscrição, seguido da entrega de documentação e da participação em oficinas de sensibilização, que preparam os candidatos para a experiência.
Depois disso, os interessados passam por entrevistas com uma equipe multidisciplinar, que avalia o perfil e orienta sobre o compromisso assumido. Todo o processo busca garantir que o vínculo criado seja saudável, responsável e significativo para ambas as partes.
Em caso de dúvidas, entre em contato pelo e-mail: apadrinhamentoafetivo@paodospobres.com.br
Sobre O Pão dos Pobres
A Fundação O Pão dos Pobres de Santo Antônio é uma Organização da Sociedade Civil (OSC) que atende cerca de 1.200 crianças, adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social. A instituição tem 130 anos de existência e oferece três serviços: Acolhimento Institucional, Aprendizagem Profissional e Serviço de Convivência e Educação Integral.
Do total de atendidos, 160 crianças e adolescentes com idades de zero a 18 anos (incompletos) têm o Pão dos Pobres como sua moradia. A instituição serve cerca de 42 mil refeições mensalmente e é mantida com recursos do Funcriança, parcerias com órgãos municipais e empresas parceiras, por meio de cotas de aprendizagem profissional. Doações via PIX e em espécie também são fonte de recursos para a manutenção dos espaços e serviços oferecidos pelo Pão dos Pobres.
Mais informações no site www.paodospobres.org.br, ou pelo Instagram @fundacaopaodospobres.